Que conforto se pode esperar de um sofá-cama?
Está a pensar comprar um sofá-cama para uso regular? Gostaria de saber se o seu sofá convertível pode tornar-se a sua "cama" diária? Nem todos os modelos de sofás convertíveis têm as mesmas qualidades. O preço, os materiais e o conforto da espuma farão provavelmente toda a diferença.
O conforto para dormir depende da qualidade do sofá-cama
Em geral, existem três tipos de sofás convertíveis, que vão desde o conforto ocasional para dormir até ao conforto de qualidade superior. Qual é a diferença? Para um sono ocasional, os sofás convertíveis têm frequentemente uma espessura de colchão de cerca de 6 cm, em comparação com 10 a 11 cm para um sono mais regular. Por último, para um sofá-cama utilizado para dormir diariamente, o colchão deve ter, pelo menos, 13 cm de espessura para ser confortável.
A outra diferença é a sua praticidade: enquanto o primeiro modelo requer a remoção de todas as almofadas, o sofá convertível para uso diário tem um sistema de abertura rápido e fácil, pelo que não é necessário remover as almofadas quando o desdobra.
Maior conforto para dormir consoante o material do colchão
- Espuma de poliéster ou espuma de poliuretano: encontra-se principalmente nos colchões de sofás convertíveis económicos. Proporciona um bom conforto para dormir ocasionalmente.
- Látex: ideal para um sono regular. É preferível escolher o látex natural para que o colchão tenha propriedades hipoalergénicas, antibacterianas e antiácaros.
- Molas: muito evoluídas, estas molas têm frequentemente a forma de molas ensacadas e oferecem um bom conforto e um verdadeiro apoio nos sofás convertíveis topo de gama.
- Espuma viscoelástica: o material mais recente, é provavelmente a melhor escolha para um conforto máximo. O colchão acompanha as curvas do corpo e não se deforma, mesmo com uma utilização regular.