Como é que se repara um sofá-cama?
O seu sofá-cama já viu melhores dias e está a começar a ceder? Não tem necessariamente de pensar em substituí-lo, porque é perfeitamente possível reparar um sofá-cama danificado. Eis algumas dicas práticas para garantir que o seu sofá-cama dura muitos anos.
Substituir o tecido dos estofos ou a espuma do seu sofá-cama
Quando substituir a espuma, opte por uma espuma firme e de boa qualidade, idealmente com uma densidade de 35 kg/m3, rotulada como "Alta Resiliência" para o assento. É claro que também pode substituí-la por algodão ou penugem.
Reparação da estrutura do seu sofá-cama
Precisa de substituir as ripas do seu sofá? Meça-as ou tome uma ripa como referência quando as comprar. Também pode ser necessário substituir a estrutura de madeira. Retire o tecido do contraplacado e remova as molas antes de substituir a madeira.
Antes de pregar a nova peça de madeira, pode fixá-la com cola para madeira e deixá-la secar. Substitua as molas na madeira por novos parafusos. Utilize uma pistola de agrafos para voltar a fixar o tecido.
Substituir as molas gastas
Já reparou que as molas do seu sofá-cama estão deformadas? Basta substituí-las com um alicate. Se estiverem partidas ou se não as conseguir voltar a pôr em forma, terá de as mudar: a instalação de novas molas requer a compra ou o aluguer de um esticador de molas.