Como reparar um sofá de couro rasgado?

Como reparar um sofá de couro rasgado?
O seu sofá de couro está rasgado? O seu gato esteve lá? Ou é simplesmente o teste do tempo? Para reparar um sofá rasgado, é preciso começar por identificar a natureza do couro e descobrir se é possível limpá-lo. Depois, os passos a seguir são simples e fáceis de alcançar! Encontre-os aqui.

Identificar a natureza do seu couro

Para reparar um sofá de couro rasgado, é importante começar por identificar a natureza do couro. Os produtos e técnicas de reparação são concebidos principalmente para peles lisas. Os couros aveludados, como o nobuck ou a camurça, não são abrangidos.
  • Couro de vaca: um couro liso, de grão médio e resistente. É mais frequentemente utilizado para sofás.
  • Pele de vitela: um couro macio e flexível com um grão ligeiro. Também é muito utilizado em sofás.
  • Couro de búfalo: um couro liso com um grão muito forte e particularmente resistente.

Porquê reparar o couro de um sofá rasgado?

Se tem um sofá convertível de canto em pele ou simplesmente um sofá de pele barato rasgado de que gosta particularmente, não vai querer desfazer-se dele por tão pouco. Por isso, é provável que tenha muito a ganhar com a sua reparação. No fundo, como este tipo de sofá é relativamente caro, apesar de ser resistente, uma reparação dar-lhe-á mais alguns anos de utilização e ficará como novo! Na maior parte das vezes, as causas da deterioração estão principalmente ligadas a :
  • A passagem do tempo.
  • A fricção repetida.
  • A luz solar.
  • Os entalhes.
  • Manchas diversas.
  • Arranhões de gato.
  • E até fissuras.
O que é preciso ter em conta é que os vários tipos de danos na pele do seu sofá são geralmente fáceis de reparar.

Como é que se repara a pele do seu sofá?

Se está a pensar em obter um resultado completamente invisível, pode fazê-lo! Basta seguir um método e técnicas específicas e utilizar os produtos adequados para obter um resultado impecável. Para isso, recomenda-se a recoloração, para além da reparação. Idealmente, deve planear a recoloração de todo o sofá e não apenas da zona danificada. Caso contrário, o seu efeito discreto será difícil de conseguir. Para um novo visual, o melhor é tingir de novo todo o couro que cobre o sofá.

As etapas da reparação de um sofá rasgado: renovar para uma vida mais longa!

A reparação de um sofá de couro rasgado requer apenas alguns passos simples para prolongar a sua vida útil. Siga estas etapas para o reparar: 1. Preparar a superfície: limpar e desengordurar a superfície a reparar. 2. Reparar a área: a. Para um rasgão grande, colar um pedaço de tecido não tecido sob a superfície de couro de cada lado da abertura. Deve tentar que os dois bordos do rasgão se unam o mais possível. b. Colocar um peso durante 15 minutos para manter a cola entre o não tecido e o couro a reparar. 3. Recoloração: Aplicar uma resina colorida pré-tintada ou uma pasta de reparação para disfarçar os vestígios da reparação. Repetir esta operação várias vezes para obter várias camadas de produto. 4. proteção: não esquecer de aplicar um fixador para manter a reparação a longo prazo. É igualmente importante reparar o couro rapidamente antes que os danos se agravem. Se um rasgão não for tratado a tempo, existe o risco de se alargar e mesmo de impossibilitar a reparação. Em suma, é melhor resolver o problema rapidamente antes que o seu gato lhe dê o golpe final.

O que é preciso saber sobre os pormenores da reparação de um sofá de couro

Mais uma vez, as reparações a efetuar são geralmente simples. Para além do facto de ser absolutamente necessário ter o equipamento certo, as técnicas reais para reparar o seu sofá de couro rasgado são básicas. Começa-se por preencher o rasgão com um produto de reparação. Este produto pode ser uma pasta, uma cola ou mesmo uma resina. Em seguida, como uma única demão é geralmente considerada insuficiente, várias demãos devem ser suficientes para selar adequadamente a área a ser reparada. Depois, é necessário retirar o excesso, lixando a zona rasgada com uma lixa muito macia para eliminar qualquer aspereza ao tato. Por fim, é necessário aplicar um spray fixador colorido para manter tudo no sítio e garantir que a reparação do sofá de couro passa completamente despercebida.

O tamanho do rasgão no couro do seu sofá pode determinar o processo de reparação a adotar?

A resposta é, obviamente, sim. Dependendo do tamanho do rasgão no seu sofá de couro, o processo pode variar. Assim, para um pequeno corte de cerca de 5 cm, não é necessário colocar um pedaço de tecido não tecido por baixo da área de couro. O mesmo procedimento aplica-se a rasgos curtos: colas, pastas de reparação ou resinas servirão para reforçar a estrutura naturalmente resistente do couro, desde que sejam corretamente aplicadas. Por outro lado, para um rasgo mais "complexo" e também mais longo, é inevitável colocar um pedaço de tecido não tecido para reforçar a fixação do couro. Isto assegurará a melhor reparação possível.

Algumas dicas para reparar um sofá de couro danificado por arranhões de gato

O seu gato gosta de marcar o seu território no seu sofá de couro! Infelizmente, os arranhões dos gatos nos sofás são comuns. A melhor forma de os reparar é aplicar uma resina de reparação diretamente nos pequenos arranhões. Para combinar o mais possível com a cor do seu sofá, estas resinas estão disponíveis em branco ou noutros tons.