Como é que se reconhece uma cadeira Luís XVI?
A forma dos encostos
As cadeiras Luís XVI são geralmente feitas de mogno. No entanto, algumas versões também apresentam madeiras como a faia, o freixo ou a nogueira. A pureza destas cadeiras é o seu principal encanto. Uma vasta gama de ornamentações reforça a sua rigidez. As costas das cadeiras Luís XVI são, na sua maioria, decoradas com tecido. Como já foi referido, optam por formas simples mas eficazes. Os modelos quadrados são geralmente designados por Jacob ou Tableau. Os modelos redondos são designados por Médaillon. Por fim, existe uma combinação dos dois, com lados quadrados e um centro redondo: à chapeau.
As cadeiras Luís XVI são também decoradas com um toque de fantasia. Algumas têm a forma de um cesto, de uma lira, de um spray ou de um balão de ar quente. Também são instalados laços (em forma de flores ou folhas) na parte superior do encosto.
Em termos de cadeirões, os cabriolets à la reine são os que têm um encosto quadrado. Os cabriolets de medalhão têm um encosto arredondado. Por fim, as bergères têm uma forma quadrada ou estão equipadas com gôndolas.
O aspeto das pernas
Para além das suas costas, as cadeiras XVI distinguem-se também pelas suas pernas. Esta é a sua principal caraterística distintiva. As pernas são compostas por um dedal de ligação, um corpo e a própria perna.
O primeiro elemento é, de facto, a parte entalhada que separa o assento do pé. É geralmente decorada com uma pequena flor. Encontrará modelos com um lírio, uma roseta, uma coroa ou uma flor de tamanho modesto.
Quanto ao corpo, a escultura dá origem a uma variedade de representações. Em primeiro lugar, pode ter uma canelura normal. Existe também uma versão em espargo, com uma imponente canelura que vai de cima a baixo. Em seguida, existem caneluras retorcidas para acentuar o carácter de fantasia das cadeiras XVI. Por fim, o corpo é por vezes rudenté, ou seja, com caneluras mais largas na parte superior do que as outras.
Por fim, as pernas do assento são, na sua maioria, quadradas e ligeiramente alargadas. No entanto, alguns carpinteiros trabalharam a sua forma para lhe dar mais escolha.
Em suma, as cadeiras estilo Luís XVI ou cadeiras medalhão são peças de mobiliário simples, mas com os pequenos pormenores que fazem toda a diferença. Quer as costas sejam quadradas, redondas ou uma combinação das duas, são as pernas que testemunham a fantasia de outrora. Este tipo de cadeira é o melhor compromisso se quiser uma peça de época sem exagerar.