Como harmonizar a sala de estar e a sala de jantar na mesma divisão?

Como harmonizar a sala de estar e a sala de jantar na mesma divisão?

Muitas vezes situadas na mesma divisão, a sala de estar e a sala de jantar têm funções muito diferentes. Para criar um conjunto harmonioso, é necessário separar os espaços tanto quanto a sua unidade.

Separar a sala de estar da sala de jantar

Para separar os espaços, esqueça as divisórias e outras soluções maciças que bloqueiam a circulação e/ou a luz.

Em vez disso, opte por elementos móveis, como biombos ou painéis japoneses, que podem ser utilizados como portas de correr.

A instalação de um teto de vidro também pode ser uma boa opção: muito na moda, permite separar os espaços sem perder a luz.

A escolha do mobiliário e o seu posicionamento são cruciais: os sofás de canto têm a vantagem de não fechar a área da sala de estar, mas sim de a definir para que se torne um espaço de aconchego.

Se tem um interior retro-chique, porque não experimentar um sofá de canto estilo Chesterfield? O seu aspeto britânico intemporal e os estofos em veludo taupe darão calor e estilo à sua área de estar.

Para um interior de design elegante e luminoso, um sofá moderno em imitação de pele branca será perfeito. Muito confortável com os seus apoios de cabeça e apoios de braços rebatíveis, marcará uma separação do resto da sua sala de estar/jantar sem que esta perca o seu brilho.

Não se esqueça de jogar com os materiais: para uma área de estar quente e moderna, um sofá de canto em veludo é uma excelente escolha.

Para separar a sala de estar da sala de jantar, considere também os tapetes. Cada área tem a sua própria atmosfera: um tapete felpudo acolhedor para a área de estar, um tapete de junco tecido debaixo da mesa da sala de jantar e já está!

As plantas de grande porte também podem ser utilizadas como divisórias de espaços.

Unifique os estilos da sua sala de estar e da sua sala de jantar

A sua sala de estar e a sua sala de jantar devem ser bastante distintas, mas é essencial que estejam em harmonia.

O melhor é optar pelo mesmo estilo de decoração: se a mesa da sala de jantar é de inspiração escandinava, mantenha a mesma gama e evite exagerar com um sofá de clube.

Não negligencie as cores! Uma pincelada de tinta para delimitar a sala de estar e/ou a sala de jantar é bem-vinda. Tenha o cuidado de escolher cores e tonalidades que funcionem bem em conjunto. Se optar por um tom pastel na sala de jantar, não opte por uma cor brilhante na sala de estar.

Dica Menzzo: em 2020, o verde, muito em voga há vários anos, tornar-se-á mais discreto, tendendo para o cinzento e o azul. O azul vai estar em destaque nos próximos meses, em tons bastante fortes. Aos vossos pincéis!