Como é que se fixam as pernas de madeira de uma mesa?
Obviamente, uma mesa sem pernas é inútil. Por isso, se é um entusiasta do DIY (Do It Yourself), deve ter em conta as pernas da sua mesa de madeira para ter a certeza de que cria algo tão bonito quanto prático e, acima de tudo, capaz de suportar o peso dos objectos que coloca sobre ela.
Dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta parte importante.
Escolher o tipo certo de pé de madeira para a mesa
Se se interessa por este assunto, saberá que existem vários tipos de pés de mesa. Do mais clássico (a perna de madeira quadrada) ao mais original (pernas de madeira em X, trapezoidal ou em U, por exemplo), há muitas opções disponíveis. E não se esqueça da perna de pau, apreciada pela sua delicadeza, ou da perna de pau de estilo escandinavo, que está cada vez mais na moda.
Depois, há o facto de que, consoante a natureza da sua mesanão escolherá a mesma altura de perna:
- Mesa de centro Mesa de centro: perna de 30 cm;
- Mesa de jantar: perna de 70 cm;
- Mesa alta: perna de 90 cm;
- Mesa de jantar: pé de 110 cm.
Nota: também pode optar por pernas ajustáveis de acordo com as suas necessidades.
Fixação das pernas de madeira da mesa
Agora que já escolheu as pernas da sua mesa, tem de as fixar ao suporte.
Consoante o modelo da sua mesa, as pernas não serão fixadas da mesma forma. Assim, se tiver uma mesa quadrada/retangular ou redonda/oval, o método é diferente.
Para começar, é necessário escolher a posição das pernas para que a sua mesa fique bem equilibrada. Para o fazer, recomendamos que a divida em várias partes iguais em termos de comprimento e largura. Por exemplo: divida-a em 5 secções no sentido do comprimento e 3 secções no sentido da largura. Isto permitir-lhe-á colocar as pernas nas intersecções mais próximas dos cantos da mesa.
Se tiver uma mesa redonda ou oval, encontre o centro da sua peça de mobiliário e desenhe linhas perpendiculares que liguem os 4 lados da sua mesa. Meça 1/3 a partir do exterior e posicione a perna nesse local.
Finalmente, para os parafusos, é necessário ter em conta a espessura do tampo e da base. Aqui está um cálculo simples para o ajudar a escolher o tamanho certo do parafuso:
Some a espessura da bandeja à espessura da placa de base e adicione a espessura da anilha, depois subtraia 5 mm ao total.
O diâmetro do parafuso deve ter em conta a espessura da placa de montagem e o peso do suporte. Como regra geral, recomendamos a utilização de parafusos com um diâmetro superior a 6 mm.