Como se faz uma mesa de cabeceira escandinava?
Surgida em França após a Segunda Guerra Mundial, a tendência do mobiliário escandinavo só explodiu nos anos 50.
Ainda hoje, apreciamos a sua modernidade, a sua simplicidade e, acima de tudo, o seu carácter prático.
Por isso, se é um entusiasta do DIY (Do It Yourself) e está interessado em conceber uma mesa de cabeceira escandinava, deixe-nos guiá-lo passo a passo.
Passo1: comprar ferramentas e materiais
Como provavelmente sabe, a moda escandinava consiste em tirar o máximo partido da madeira. Este material nobre e natural será a principal caraterística da sua mesa de cabeceira escandinava.
Aqui, vamos fazer uma mesa de cabeceira em estilo escandinavo clássico. Se quiser fazer uma mesa de cabeceira de design escandinavo, não hesite em criar formas originais.
Vai precisar de duas tábuas para formar a base da sua mesa de cabeceira. Cabe-lhe a si escolher o tipo de árvore que mais lhe agrada. Se quiser uma mesa de cabeceira grande, compre 2 tábuas de 60 x 80 cm ou 30 x 50 cm para uma mais pequena.
Depois, pegue numa lixadeira, numa serra de recortes ou circular, numa chave de fendas, num guia de perfuração e numa pinça.
Etapa2: Cortar as peças
Esta é a parte mais importante da criação da sua mesa de cabeceira. Terá de cortar todos os elementos da sua criação a partir das suas tábuas.
Se escolher uma tábua suficientemente grande, pode cortar os lados do móvel de cabeceira e as pernas. Quanto às pernas, fica ao seu critério e à sua imaginação. Mas pensamos que é preferível ter 4 pernas para garantir a estabilidade da sua mesa de cabeceira.
Dica: depois de definir o seu plano de corte, pode cortar as duas tábuas ao mesmo tempo, segurando-as firmemente para garantir que obtém o mesmo corte. No entanto, é aconselhável utilizar uma serra circular para o efeito.
Quando tudo estiver cortado, passamos à fase de montagem.
Etapa3: Montagem da sua mesa de cabeceira escandinava
Chegamos agora à fase final: a montagem da sua mesa de cabeceira.
Pode começar pelo móvel ou pelas pernas, como preferir. Em todos os casos, não hesite em utilizar o guia de perfuração para uma perfuração limpa.
Atenção: para evitar que a madeira se lasque, não fure demasiado perto do bordo.
Uma vez efectuados os furos, monte os componentes do revestimento e aparafuse-os firmemente. Para um acabamento mais atraente, preencha os buracos expostos com gesso.
Faça o mesmo com as pernas.
Dica: se puder, fure mais fundo para esconder as cabeças dos parafusos.
Fase final: acabamento
Depois de ter criado as pernas e a carcaça, lixe-as. Em seguida, pinte a sua mesa de cabeceira com a cor que desejar (branco para manter o estilo escandinavo ou pastel).
Por fim, aparafuse as pernas ao móvel.
E já está! Acabou de criar uma bonita e económica mesa de cabeceira escandinava.